Categorias: BlogMarketing Digital

Os 8 Ps do Marketing Digital

A metodologia 8Ps do Marketing Digital, criada pelo escritor e professor de pós-graduação Conrado Adolpho, define como o empresário deve utilizar a web para promover o site da sua empresa e torná-lo uma ferramenta de negócios, gerando resultados concretos através das ações online.

A metodologia 8Ps do Marketing digital não é uma evolução da metodologia 4Ps do Marketing Tradicional, mas está relacionada a ele. Composta por 8 pilares, a metodologia 8Ps do Marketing Digital tem como objetivo aumentar os resultados obtidos pelas empresas, possibilitando um aumento nas vendas e no conhecimento da marca dos produtos.

Seguem detalhes dos oito pilares que são responsáveis por contribuir na melhoria do site da empresa:

  1. Pesquisa – Estudar o comportamento dos consumidores e, de acordo com a informação obtida, definir as estratégias que devem ser trabalhadas;
  2. Planejamento – Desenvolver um planejamento de Marketing Digital, com o objetivo de tornar o site em uma ferramenta de negócios;
  3. Produção – Nesta etapa, definimos como será o desenvolvimento do site, colocando em prática o planejamento de Marketing Digital desenvolvido na etapa de “Planejamento”;
  4. Publicação – Desenvolver e publicar conteúdos de acordo com as regras de SEO;
  5. Promoção – A empresa deve analisar formas de como divulgar sua marca, sendo a divulgação através de landing-page, produção de conteúdo, redes sociais, sites, etc;
  6. Propagação – Influenciar os clientes a divulgarem a marca da empresa, compartilhando conteúdos publicados e passando as informações de pessoa para pessoa;
  7. Personalização – Utilizar o e-mail marketing para manter o relacionamento com os clientes obtidos até o momento;
  8. Precisão – Realizar a mensuração para verificar se a empresa conseguiu alcançar o resultado esperado.

O ciclo da Metodologia 8Ps do Marketing Digital é constante, a empresa deve seguir cada passo para obter o sucesso desejado. Os passos detalham o que o profissional de marketing digital deve fazer, como ele deve fazer, quais ferramentas deve utilizar, quanto vai desembolsar e o tempo que levará para aplicar cada passo.

Na Conteúdo sob Demanda, aplicamos os 8 Ps. Para simplificar, chamamos as etapas pelos seguintes nomes:

  1. Contextualização: compreende as etapas de pesquisa e planejamento
  2. Produção: compreende as etapas de produção e publicação
  3. Divulgação: compreende promoção e propagação

A personalização é uma etapa distinta, não aplicada a todo conteúdo produzido. Mensuração de resultados é feito de maneira separada, considerando dados agregados.

Sua estratégia não está completa sem a devida atenção a todas as etapas. Se você não conhece alguém que saiba agir em cada etapa, precisa contratar alguém que o faça.

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies