Quem pensa que a diferença entre SEO e SEM está apenas na letra das siglas está enganado. Para conhecer melhor essas duas nomeclaturas, fique atento as suas definições e dicotomias.
A sigla SEO, traduzida, significa Otimização de Sites para mecanismos de busca. Já a sigla SEM significa Marketing de otimização de buscadores. As definições ainda fez com que você ficasse mais confuso? Entenda então de forma objetiva as diferenças entre SEM e SEO para além de seus significados.
O termo SEM é uma categoria que objetiva as operações de pesquisa na web. São várias funções, como ferramentas, planos que visam o marketing de imagem de companhias e marcas. No SEM estão inseridos desde as propagandas pagas até operações manuais mais simples feitas por usuários, além de empresas. No geral, o SEM é muito mais amplo e abrange muito mais ferramentas do que o SEO. Inclusive o SEO é uma parte do SEM, pois é uma "operação" do SEM.
Já a sigla SEO, é voltada para estratégias que viabilizam o melhor posicionamento dos Websites nas buscas do Google, Yahoo ou Bing. Não está relacionado ao marketing com custos, como em alguns casos está no SEM. Em geral, as empresas que usam as ferramentas do SEM também utilizam o SEO, porém as pessoas físicas quando querem por exemplo aperfeiçoar a visibilidade de um site pessoal ou afins, por vezes dão preferência a utilização do SEO, por objetivar o rankeamento gratuito.
Uma grande certeza é que ambos os mecanismos são muito importantes no trabalho de Marketing Digital, que atualmente é uma das formas de marketing que as empresas dão maior prioridade para seus investimentos, pois sabem que os resultados são visíveis já em curto prazo. A propaganda digital é considerada também uma das mais baratas em relação custo/benefício, já que seus resultados são consideravelmente mais rápidos do que os resultados de uma propaganda de TV, por exemplo.
Por Priscilla Fontes
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies