Quando ter muitas visitas no site não é bom

Em geral, quando estamos trabalhando com marketing digital, queremos aumentar ao máximo a exposição de nossos sites. Vale de tudo para capturar os tão necessários leads, incluindo notícias populares que estão em voga no momento, posts sobre futebol e novela, enfim, tudo, incluindo o primeiro lugar no Google para aquele termo super visitado e que requer um esforço hercúleo para alcançar. Até blogs famosos usaram isso, não?

Ocorre que, para a grande maioria das empresas, ter tráfego aleatório, não direcionado ao seu público alvo, não é algo bom. Um caso extremo que ilustra muito bem o que acontece quando um monte de gente que não é potencial cliente da empresa começa a entrar no site é a ação movida pela Utube Universal Tube & Rollform Equipment contra o Youtube, o portal de vídeos mais famoso da internet.

A Utube já existia desde os anos 1990 com seu site, utube.com. Tudo ia tranquilo até que um portal de vídeos recém-lançado começou a fazer tanto sucesso que, mesmo uma digitação incorreta, baseada no fonema do site, gerava tanto tráfego para a empresa de canos que seu site saiu do ar.

A história se arrastou por meses, tendo a empresa que arcar com servidores dedicados e até bancados pelo Youtube. Assim mesmo, a Utube resolveu processar a empresa de vídeos, pelo simples motivo de que os contatos gerados eram tão irrelevantes que se traduziam em enorme custo para as estruturas de vendas da empresa, o que levou a empresa de canos a uma onerosa, trabalhosa, arriscada e demorada mudança de marca. Eles não chegaram a mudar, mas colocaram um site de entretenimento no lugar.

Você pode achar que a alegação é exagerada, mas nós, da Conteúdo sob Demanda já presenciamos casos assim. Já vimos situações em que conteúdos produzidos para um público mais genérico, de repente começaram a gerar um número enorme de leads não qualificados, pessoas que apenas faziam perguntas mas que jamais se revelavam como potenciais fornecedores ou compradores do cliente, causando perda de tempo para a equipe comercial. Em casos assim, é necessário adaptar a página para que cumpra seu fim ou, se estiver bem posicionada em buscadores, até mesmo pedir para o Google removê-la do índice (através de noindex).

Por isso, enfatizamos: é necessário produzir conteúdo relevante e direcionado ao público-alvo da empresa e é necessário que exista sinergia entre a equipe de marketing e de vendas (o chamado Smarketing), para a devida qualificação de leads e ajuste da estratégia de conteúdo. Embora seja possível fazer pré-qualificação através de formulários e análise por software, é o retorno em conversões pela equipe de vendas, e sua avaliação, que são essenciais para ajuste da estratégia.

E uma nota de rodapé: hoje em dia, o Google e o Bing já sabem sobre quais assuntos um site costuma tratar mais vezes, inclusive em relação a métricas como retorno de usuários, links e referências, etc. Sites que postam qualquer assunto são vistos com suspeita pelos buscadores e não costumam ter bons rankings desde antes de 2010.

Sucesso! E conte com a Conteúdo sob Demanda para adotar uma estratégia de conteúdo que dê resultado para sua empresa em 2016, 2017 e além. Entre em contato conosco.

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies