Uma campanha de marketing de conteúdo feita no site de sua empresa trará mudanças significativas nos dados que estarão presentes em seu Google Analytics. Algumas podem até parecer negativas, a princípio, mas são inerentes ao comportamento dos usuários quando visualizam postagens de blogs. Vamos a elas:
O número de sessões (antigamente chamadas de visitas) tende a aumentar consideravelmente. É normal haver aumentos de 10 a 20 vezes quando a empresa não tem muito tráfego direto.
O mesmo efeito tende a ocorrer com o número de usuários (antigamente chamados de visitantes únicos). Como seus posts estão recebendo tráfego de buscadores e redes sociais, é normal que estejam sendo vistos por pessoas que nunca visitaram o site. Isso implica em aumento de novas sessões.
As páginas visualizadas também tendem a aumentar. Em sites com alto número de páginas por sessão antes do começo da campanha, por outro lado, o aumento de visualizações de páginas não tende a ser tão dramático, por motivos que vamos explicar abaixo.
Parece controverso haver maior taxa de rejeição no site. Na verdade, a taxa de rejeição reflete cada visita feita a seu site em que foi visualizada uma única página, independente do tempo que o usuário tenha passado na mesma ou se compartilhou o conteúdo. Ou seja, trata-se apenas de uma visita que não navegou no site. Isso se deve, em grande parte, pela tradução não apropriada do termo em inglês, bounce rate.
Num blog, ela tende a ser alta. Valores entre 70-80% são normais, dependendo da modalidade de post, chamadas para ação e layout da página. Postagens mais longas tendem a ter taxas de rejeição maiores. Se forem criadas landing pages, como aquelas para e-book, por outro lado, a taxa de rejeição precisa estar abaixo de 50%.
Blogs são sites que costumam agregar uma grande quantidade de conteúdo em uma única página. Não só as postagens tendem a ser longas e abrangentes sobre um determinado tema, como também há páginas de categorias e marcadores que são visitadas a partir de buscadores.
Assim sendo, é comum que visitantes visualizem uma única página de seu site, pelo motivo explicado acima, quando tratamos de taxa de rejeição.
Para blogs, um valor entre 2 e 3 visualizações de páginas/sessão é um valor muito bom, indicando uma alta taxa de navegação pelo site. Mas não se assuste se seu número ficar abaixo de 2.
A duração média da sessão depende de como o site estava configurado antes do início do blog, e que tipo de serviço é oferecido no mesmo.
Em sites de classificados, a duração média da sessão tenderá a ser muito menor, já que usuários não passarão mais seu tempo fazendo buscas no site. Por outro lado, em sites de e-commerce a duração pode ser maior, especialmente se tal site tem muitas visitas rápidas, provenientes de comparadores de preço.
Em geral, uma post de blog alcançou um bom resultado quando seu tempo médio de sessão ficou perto de 1 minuto, mas tudo depende da origem do tráfego e do layout da página.
É importante ressaltar: origem do tráfego, layout da página, chamadas para ação, tamanho do post, presença de imagens e outros itens podem alterar consideravelmente os dados. Até mesmo dados sazonais (festas, feriados, determinadas épocas do ano) afetam visitação e podem causar desvios nos dados.
Abaixo provemos dois exemplos de blogs corporativos que administramos, com seus dados gerais, ao longo de seis meses. São blogs em nichos diferentes e com layouts, chamadas para ação e tamanho de postagens completamente distintos. No entanto, ambos tem gerado uma considerável quantidade de leads e feito seus proprietários muito felizes. Por razões competitivas, não podemos revelar de quais sites estamos falando (caso precise de um case completo e com identificação da empresa, temos, neste link, um exemplo onde temos autorização do proprietário para sua divulgação):
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