Seth Godin é um autor e palestrante americano com 18 livros best-sellers internacionais. Após terminar seu ensino médio na Williamsville East High School em 1978, Seth prosseguiu para sua formação universitária na Tufts University.
Formou-se em filosofia e ciência da computação na universidade e posteriormente tirou seu MBA em marketing na Stanford Graduate School of Business. Foi após terminar seus estudos universitários que Seth utilizou sua poupança de US$20,000 para fundar a Seth Godin Productions.
Sua empresa era inicialmente focada em empacotamento de livros, mas vendeu-a posteriormente para focar em outro investimento. Em 1995, foi fundada a Yoyodyne, que utilizava jogos e competições como meio de marketing. Desde então, diversas marcas de sucesso utilizaram seus serviços como American Express, Sony Music e Volvo.
1998 marcou a venda da empresa de sucesso Yoyodyne para o Yahoo pelo preço impressionante de US$30 milhões. Além do dinheiro, Godin ganhou um cargo como vice-presidente de marketing na empresa.
Godin também é conhecido pelo enorme sucesso de outro site, uma plataforma de publicação de conteúdo cooperativa: o Squidoo, que foi lançado em março de 2006 como uma plataforma que também proporcionava a possibilidade de criação de páginas para venda e anúncio de produtos. O site possuía 1.5 milhão de páginas, chamadas “lentes”, criadas pelos usuários. Em 2014 o Squidoo foi comprado pelo HubPages.
Como autor, Seth Godin teve diversas publicações, todas de grande tiragem. No entanto, aquelas que fizeram sua fama foram seus livros sobre marketing. Seus trabalhos venderam milhares de cópias e já foram traduzidos para mais de 35 línguas. Também é possível encontrar as ideias de Seth online através de publicações em seu blog. Outros temas recorrentes da obra de Godin são o período pós-revolução industrial e liderança. Em seus livros, suas publicações online ou em manifesto, ele criou uma ideologia própria.
O conceito de marketing de permissão foi uma das principais criações do autor: segundo este conceito, primeiramente, seria necessário acabar com a mentalidade vigente no marketing tradicional, da era do jornal, televisão e rádio, onde os anúncios eram como que "empurrados" para o consumidor. Isso obviamente implica num maior poder ao cliente que merece muito mais respeito e uma abordagem mais apropriada por parte das indústrias de publicidade, para conquistar a atenção do consumidor e, então, fazer a oferta, tornando o "sim" muito mais provável. No marketing de permissão, spam, televendas e propaganda cedem espaço para estratégias onde o foco está na resolução de problemas dos clientes, com a ajuda dos produtos da empresa.
Seth Godin foi um dos três laureados, em 2013, no Direct Marketing Hall of Fame (Salão da Fama do Marketing Direto).
Autora: Gizele Gavazzi
Saiba mais (em inglês):
Imagem: Joi Ito
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies