Tendências de SEO para 2016

Com foco nos usuários e também na concorrência, as práticas de SEO vêm sofrendo constantes mudanças. É necessário ficar atento para garantir uma posição nas primeiras páginas de busca dos motores mais utilizados.

  • Google em meio ao contexto – Por mais de 15 anos, o gigante da internet dominou sem piedade os campos de pesquisas on-line. Recentemente, o cenário vem passando por pequenas alterações. Embora a mudança seja tímida, a parcela de usuários que estão utilizando sites concorrentes como Bing, Yahoo e outras plataformas como Siri e Cortana aumentou e isso significa que futuramente as práticas de otimização para sites de busca podem não ser concentradas apenas no Google.
  • Mudanças no conteúdo online – O conteúdo escrito é um dos fatores mais importantes nas estratégias de otimização de páginas e sites. Apesar de reconhecermos que ele continuará tendo bastante peso nos critérios do Google, vale ressaltar que ele perderá um pouco de espaço para páginas que sejam capazes de oferecer o texto aliado a imagens, vídeos e conteúdos de mídia relevantes ao assunto.
  • Marketing de Conteúdo – Tendência forte,  através de blogs corporativos com atualizações periódicas e frases incluídas em conteúdos relevantes, o uso de palavras chaves soltas e muitas vezes descontextualizadas perderá de vez o papel. As páginas de conteúdo precisarão, cada vez mais, ser bem produzidas e engajar o público.
  • Desktop vai ficar no passado – O uso da internet através de dispositivos móveis já superou os desktops e computadores convencionais. Pensando no futuro e muito mais preocupados com design responsivo, a abertura correta em desktops tem grande probabilidade de ser ignorada como critério de rankeamento.
  • Renascimento do link building (ou link earning): apesar da expectativa de que links teriam cada vez menos relevância, tornou-se evidente, nos últimos anos, que ainda são o principal fator de rankeamento externo para sites. Cada vez mais, no entanto, importará quem faz o link e qual o contexto. Links ruins ou fora de contexto tendem a rebaixar os rankings de um site.

Apesar de muito prováveis, vale ressaltar que essas previsões não são exatas. Como a internet é um meio de mudanças e novidades, até o final de 2016, muita coisa ainda pode acontecer.

O que resta aos interessados  é continuar ligado e atento para não perder a oportunidade de conquistar novos clientes por utilizar técnicas obsoletas de SEO. É preciso manter a mente aberta e entender de uma vez por todas que a internet só é tão abrangente porque se renova todos os dias.

Posts Recentes

5 campanhas de marketing digital bem sucedidas

Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais

10 melhores livros sobre marketing digital

Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais

Marketing de conteúdo: 10 melhores livros

Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais

Marketing digital para redes de varejo

Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais

Webshoppers 2016: principais números do e-commerce brasileiro

Conheça os principais números do e-commerce brasileiro, de 2016 WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do… Leia Mais

Ciclo de vida do produto (ADL)

Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies