WebShoppers é o mais importante relatório a respeito de e-commerce do Brasil. Ele é desenvolvido pela empresa Ebit, referência quando se trata de comércio eletrônico. Esse relatório mostra o comportamento desse tipo de negócio, por período. O último documento é o de número 34 e informa que asvendas pela web faturaram quase R$ 20 bilhões de reais somente no primeiro semestre de 2016, um crescimento de cerca de cinco por cento em relação ao mesmo período de 2015.
Segundo a pesquisa, dois principais fatores podem ter influenciado nesse aumento, o maior poder de compra das classes A e B, e o crescimento contínuo das vendas de eletroeletrônicos. Nesse contexto, houve ainda um aumento de mais de 30% nas compras online. Além da considerável expansão nas compras por meio de celulares e computadores portáteis, que chegaram a uma média positiva de quase 19% no semestre.
A comodidade e o preço mais acessível, também favoreceram as vendas online e contribuíram para que o resultado fosse positivo, de acordo com a Ebit. Dentre os produtos e serviços mais procurados e comprados na internet, durante o período analisado, destacam-se o investimento em conhecimento e educação, com a venda de cursos, livros e apostilas, por exemplo, seguido pelos segmentos de eletrodomésticos, moda, higiene e beleza e telefonia.
Para o segundo semestre o clima é de otimismo, o estudo projeta um crescimento ainda maior. O e-commerce vem crescendo, pois oferece ao consumidor a possibilidade de planejamento da compra, com mais cautela. O mesmo produto pode ser avaliado e comparado em diversas lojas em um curto espaço de tempo, com comodidade e segurança.
Comprar em lojas virtuais está se tornando um hábito, de posse dessa informação, as lojas virtuais estão cada vez mais investindo em segurança, pontualidade e qualidade na prestação dos serviços. À medida que o consumidor sente segurança em realizar negócios, as compras tendem a crescer. O estudo mostrou que desde o seu lançamento, até hoje, o e-commerce aumentou seu faturamento, em média, 37%. A pesquisa apontou ainda, que vantagens como facilidade no pagamento e descontos, também pesam na decisão de compra.
Os gráficos a seguir foram retirados do relatório Webshoppers 34 e refletem os números de 2016. A pesquisa é muito mais abrangente. Para acessá-la, visite http://www.ebit.com.br/webshoppers
Confira 5 campanhas de marketing digital bem sucedidas. Uma em e-mail e quatro em vídeo. No Brasil mais de 100… Leia Mais
Conheça nossa coleção com aqueles que julgamos serem os 10 melhores livros sobre marketing digital. Confira. Estamos vivendo em um… Leia Mais
Confira aqui uma seleção da Conteúdo sob Demanda com os 10 melhores livros para quem quer aproveitar as oportunidades em… Leia Mais
Empresas de varejo com site e lojas físicas têm necessidades muito diferentes de marketing digital. Aprenda. Redes de varejo com… Leia Mais
Aprenda a identificar o que sua empresa deve fazer em relação ao mercado em que se encontra e sua atual… Leia Mais
Quer aumentar as vendas de sua farmácia ou laboratório? Veja como fazer isso com conteúdo. Não existe apenas um tipo… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies